quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bebê, Criança, Adolescente e Adulto

Bebê, Criança, Adolescente e Adulto

O ciclo da vida se repete, ou deveria se repetir também dentro das Organizações. O não seguimento deste ciclo, traz fortes possibilidades de traumas e a possibilidade de uma maturidade não tão saudável. Não vou aqui finalizar com a morte, mas com a chegada e continuidade da maturidade.

Quando você for contratado para ser membro de uma Organização, independente da sua relação como empregado, prestador de serviço, fornecedor, consultor, enfim  o que seja, tenha  muita atenção e sensibilidade para perceber em que momento a Organização se encontra com relação ao sistema de Gestão e Governança Corporativa e como será a sua leitura deste momento, bem como a execução da atividade para a qual foi contratado e que soluções serão dadas e/ou sugeridas.

O que percebo ao longo dos inúmeros projetos que conduzo, seja de seleção de executivos, consultoria ou coach  é que o sucesso desses projetos depende de forma direta da leitura que fazemos de que momento deste ciclo se encontra o nosso cliente. E o detalhe é que não existe necessariamente uma ordem cronológica ou de tempo no mercado, mas sim para aquele determinado assunto e tema a ser tratado. Ele pode estar em uma fase adulta para um determinado aspecto, mas para um outro ainda engatinhando.

Na fase bebê, ele nem sabe o que é melhor para ele. Chora por fome e sono e você tem que estar muito atento para suprir estas necessidades. Não adianta querer dialogar, nem ter respostas para estímulos dados, você tem que garantir a sobrevivência dele para chegar à fase seguinte.

Como criança, ele ainda não é auto suficiente, mas já sabe falar o que gosta e como se sente, fica um pouco  mais fácil, ou não, o lidar com ele. Embora muitas coisas tenham que ser feitas sem que ele concorde em um primeiro momento, a negociação é intensa, pois são necessárias para chegar para a próxima fase.

Chegando a adolescência, ai está o momento e a hora da verdade, pois se você construiu uma base sólida de confiança e respeito, os impactos serão menores, mas ainda existirão os conflitos, pois ele acredita que já é independente e que domina o mundo. Não precisa de você. Se não conseguir entrar no trilho correto, a fase seguinte está seriamente ameaçada de não ser incorporada e/ou atingida.

O adulto, teoricamente, é aquele momento onde as conversas são tratadas para o objetivo final em comum, as partes se respeitam e conseguem chegar juntos a uma terceira via, a via do entendimento e do mútuo beneficio.

Mas o que acontece quando não vemos ou percebemos estes momentos, é termos um assunto a tratar, questão a decidir  e estarmos em diferentes momentos da maturidade organizacional. Ou seja, geraremos conflitos e não resultados. Essas fases não são explícitas nem facilmente reconhecidas pelas partes. Sim, isso mesmo, pelas partes,  pois você também tem que reconhecer em que ciclo você está, ou pensa que já é um adulto em todos os momentos e para todos os assuntos ?

Por isso que a grande maioria dos profissionais, e bons profissionais peca em determinados momentos e projetos. Um dos grandes diferenciais dos grandes gestores e líderes é exatamente a capacidade de uma rápida leitura e interpretação desses momentos e a efetiva abordagem que deverá ser dada.

Bom final de semana e hoje no happy hour curta o momento, pois ele é passageiro e instável.

Obs: os artigos tem vinculação simultânea com o site Gente & Mercado (http://genteemercado.com.br/o-ciclo-da-vida-se-repete-na-empresa/) e o Jornal Tribuna da Bahia (www.tribunadabahia.com.br)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

POSIÇÕES QUE ESTOU À CAÇA

COORDENADOR DE VENDAS – PROJETO ESPECIAL (Cód. CV 12)

Nosso cliente, uma empresa multinacional, com negócios e projetos na Bahia, focada no segmento imobiliário de alto luxo, busca um profissional para ocupar a posição de Coordenador de Vendas.

Deverá ter formação acadêmica, não havendo exigência de uma formação específica e nem ser corretor credenciado. Experiência em empresas com produtos e/ou serviços direcionados para público classe AA. Tendo como principal atributo, vivência e maturidade em projetos de empreendimentos de padrão elevado e possuir uma ampla carteira de potenciais clientes focada em um seleto público de alta renda, dentro e fora do Brasil. Caso tenha experiência em coordenação de vendas de projetos imobiliários, será um diferencial.

Será de sua responsabilidade a coordenação de uma equipe de vendas com corretores terceirizados e equipe própria. Estará sob sua responsabilidade o gerenciamento das empresas envolvidas na divulgação (agências, assessorias e outras). Montar estratégias de vendas, fazer apresentações para prováveis clientes em todo o território nacional, transitar bem pelo segmento de alto poder aquisitivo será fundamental. É necessário ter uma dedicação exclusiva (full time), incluindo finais de semana e feriados, assim como ter disponibilidade para viagens. Inglês desejável, mas não é excludente.

Trabalhará como PJ (Pessoa Jurídica) com um contrato por tempo determinado, até o final de 2012. Acrescidos à remuneração fixa, terá um pacote de bonificação extremamente agressivo e recompensador. Existe a possibilidade de ser aproveitado em outros projetos.

Perfil empreendedor, forte relacionamento interpessoal, flexibilidade, boa capacidade de liderança, credibilidade e foco em resultados são características essenciais para esta posição.

Esta posição é para residir no estado da Bahia.

Os profissionais que apresentarem perfil para posições mencionadas deverão enviar seu currículo, indicando o CÓDIGO, para o e-mail: contratacao@organiza-ba.com.br

Nosso prazo para recebimento e análise de CV´s será até o dia 13 de abril.

SUPERVISOR DE VENDAS - (Cód. SUPV 12)

Nosso cliente, empresa nacional do ramo de Serviços, com foco em B2B, busca um profissional para ocupar a posição de Supervisor de Vendas para a região metropolitana de Salvador.

Deverá ter formação em Administração, Marketing, Comunicação e /ou Gestão de Negócios e experiência de no mínimo 02 (dois) anos na área Comercial e em Gestão de Pessoas. Conhecimentos em técnica de vendas, treinamento e domínio do pacote Office e capacidade em formação de carteira de clientes e prospecção de mercado, sendo uma peça fundamental na estruturação e implementação de canais de vendas.

Liderando uma equipe de 10 a 15 promotores de vendas, terá como missão principal o cumprimento das metas estabelecidas pela Diretoria, no segmento de Varejo e no Setor Público. Irá atuar com foco na garantia da satisfação, rentabilidade e continuidade dos serviços prestados às empresas-clientes.
Negociação, comprometimento, motivação de equipes, dinamismo, foco em resultados, disciplina, determinação e um bom relacionamento interpessoal são características essenciais para este profissional.

Os profissionais que apresentarem perfil para posições mencionadas deverão enviar seu currículo, indicando o CÓDIGO, para o e-mail: contratacao@organiza-ba.com.br

Os cv´s deverão ser encaminhados até o dia 12 de abril

Estarei junto com o CRA - Conselho Regional de Administração, ministrando um curso sobre Planejamento de Carreira. Fechamos um pacote super em conta para os associados, mas outros profissionais são bem vindos também. A turma é pequena, somente 20 pessoas, e hoje eles me disseram quem tem 3 vagas em aberto. Entrem em contato com eles e me ajudem na divulgação. Garanto que agrega muito valor. grande abraço.