sexta-feira, 29 de junho de 2012

PRONTO E ÀS ORDENS


PRONTO E ÀS ORDENS

Ontem no meio da tarde, um produtor de um canal de televisão local me ligou perguntando se eu tinha disponibilidade de estar logo no começo da noite nos estúdios para dar uma entrevista sobre determinado tema. Dei uma conferida na minha agenda de compromissos e estando livre naquele horário, confirmei. Dei uma rápida olhada para mim e estava com o traje apropriado: paletó e gravata. Não haveria a necessidade de passar em casa para uma troca de roupa e enfrentar o trânsito caótico e correr o risco de não participar da entrevista. Rapidamente peguei a minha necessaire e dei uma geral no que ainda resta dos cabelos (!), acertei a barba, enfim, dei uma geral no visual e partí para a entrevista.

Confesso, e minha esposa sempre reforça que não fui hippie por falta de coragem e como é que consigo gostar de usar paletó e ao mesmo tempo gostar de ficar “largado” aos finais de semana ou nas férias. Mas na posição que ocupo eu tenho um script e uma liturgia a seguir. Meus ex- colegas de faculdade são testemunhas disso.

Muitos gestores e executivos não se dão conta da importância e do impacto que o figurino, uma boa apresentação e a liturgia da sua posição causam aos que o rodeiam. Com exceção de Steve Jobs com sua calça jeans, blusa preta de gola rolê e tênis branco - mas quem vê suas fotos antigas pode constatar que no início ele estava lá com seu paletó e sua roupinha formal; e quanto a outros fenômenos empresariais, podem constatar que são os donos, os empreendedores, não os gestores e executivos que estão nesta “informalidade”.

Para o Gestor, é fundamental ter este cuidado e atenção para a liturgia que seu cargo e posição têm que apresentar. Desde a vestimenta e a sua apresentação pessoal, meu foco, até a sua forma de se comportar perante o outro nas mais diversas situações, formais ou não. Pois, nem sempre vamos conseguir ter uma agenda livre ou a possibilidade de irmos até em casa para podermos fazer uma troca de roupa e uma preparação mais apropriada. As mulheres ainda tem a vantagem da bolsa mágica e sem fundo que cabe tudo e com pequenos toques estão prontas para qualquer evento, mas nós homens temos que estar mais atentos.

Uma reunião inesperada, um convite para um evento, um happy hour em cima da hora, ou a necessidade de estar com alguma outra pessoa que não esteja na agenda não pode deixar de acontecer por você não estar preparado. Seu futuro dentro ou fora da sua Organização pode ser influenciado por isso. Note que mencionei influenciado, pois não será somente pela sua indumentária e aparência que deve ser avaliado, mas que ajuda, ajuda, pode estar certo disso.

A partir do momento em que você possui um sobrenome corporativo, sua imagem e atitudes pessoais se misturam com a Organização a que você faz parte. Cada vez mais presente nas grandes empresas, o Código de Ética ou Conduta dita a forma de como a empresa quer ser vista e percebida no mercado através dos profissionais que a representam, enfatizando inclusive a forma de se vestir e se apresentar.

E a partir do momento em que você perceber que além do sobrenome corporativo, o seu próprio sobrenome exige um Código de Ética e Conduta próprio, verá o quanto a sua carreira e trajetória profissional poderão ser elevadas a níveis diferenciados.

Não deixa de levar em conta e consideração os comentários da sua esposa / companheira ou outra pessoa de bom gosto façam de você. No escritório ou no carro: tenha sempre uma necessaire, uma segunda peça de roupa coringa (blazer, enfim). Não quero nem estimulo que se transforme em um metrossexual, mas que tenha o mínimo de vaidade e cuidado com sua aparência estando sempre pronto para o que surgir.

Bom final de semana e hoje no happy hour dê uma olhada cuidadosa na sua apresentação, pois pode ser que encontre pela frente seu próximo desafio corporativo!

Obs: artigo publicado simultâneamente no site Gente & Mercado (http://genteemercado.com.br/pronto-e-as-ordens/) e no Jornal Tribuna da Bahia (http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=120240)