sexta-feira, 26 de julho de 2013

O QUE O HEADHUNTER ANALISA EM UM CURRICULUM VITAE


O QUE O HEADHUNTER ANALISA EM UM CURRICULUM VITAE

Ledo engano quem pensa que o trabalho de selecionar pessoas é fácil. Exige técnica, experiência, sensibilidade e acima de tudo visão estratégica e analítica das organizações e mercado. Alguns amigos me dizem: “Seu trabalho é fácil, fica conversando o dia todo e ouvindo histórias e estórias”. Ou me criticam: “O Headhunter só conversa com quem ele quer e quando ele quer”. Os profissionais buscam das mais diversas e as vezes, criativas formas de se apresentarem e mostrarem o seu cartão de visita que é o Curriculum Vitae, ou chamaremos aqui de CV. Mas, o que eu analiso e me chama atenção em um CV? Vamos lá:

  1. RESULTADOS: como profissional é importante que você tenha agregado resultados por onde você passou. Aumentou, diminuiu, melhorou o que? Não importa o seu nível hierárquico, mas você estar em algum lugar para fazer a diferença e não continuar ou estimular a mediocridade. O que vai chamar a atenção e valorizar o seu passe, serão os resultados que você agregou por onde você passou;
  2. TRAJETÓRIA CRESCENTE: não pense somente em mudanças de níveis hierárquicos e verticais. Quando analisamos a trajetória profissional é para entendermos os desafios que foram colocados a sua frente. Eles foram se tornando mais complexos ou continuaram sempre iguais? A mesmice não leva a lugar nenhum. Uma trajetória tem que ser contada através de superação e conquista de resultados;
  3. ESTABILIDADE: serão investidos tempo e recursos em você. Treinamentos, capacitações e tudo que seja necessário para que você tenha performance, entregue resultados e consiga maiores desafios. Se você começa a ter períodos muito curtos que seus ciclos não são fechados, pode ficar preocupado que as grandes empresas vão lhe olhar de uma forma diferente. O mercado quer profissionais estáveis que entreguem o que foi acordado;
  4. EQUILIBRIO EMOCIONAL: o mercado não está fácil, concorrência global, metas agressivas, clientes mais complexos, formas de gestão diferentes, desejos e necessidades pessoais, enfim uma séria de variáveis que temos que equilibrar na dinâmica do nosso dia a dia. Um profissional que não consegue equilibrar e explode com a sua equipe ou não consegue manter um nível satisfatório de relacionamento, tem a sua trajetória abalada. Sim, você é contratado pelas suas capacidades técnicas e é desligado pelo seu comportamento;
Comece a reservar um momento seu. Sempre digo nas minhas palestras que na instrução de voo, a aeromoça sempre instrui para primeiro colocarmos a máscara de oxigênio em nós e a seguir naqueles que necessitam ao nosso lado. Por que se não fizermos isso a probabilidade dos dois não se salvarem é maior. Tenha esse momento seu e para você. Reflita e analise a sua trajetória profissional e tente buscar dentro desses quatro itens uma harmonia e equilíbrio para que você receba convites do mercado e tenha seu passe valorizado. Mercadoria exposta demais e sem qualidade tem vida curta ou precisa toda hora estar mudando de nome e embalagem.

Hoje no happy hour, vá sozinho, reflita um pouco sobre o que mencionei e veja como você está com relação a esses pontos. Volte cedo, durma cedo e no dia seguinte inicie um dia diferente, um dia onde você vai começar a se analisar se perceber mais e iniciar ou continuar a sua vitoriosa trajetória!


Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

Obs.: meus artigos são divulgados simultâneamente no JORNAL TRIBUNA DA BAHIA  e no site GENTE & NEGÓCIOS (http://www.genteemercado.com.br/o-que-o-headhunter-analisa-em-um-curriculum-vitae/) quinzenalmente às sextas-feiras. 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

COORDENADOR DE VENDAS - SERGIPE


COORDENADOR DE VENDAS – (Código: CV SE 13)

Aracajú/SE.

Nosso cliente, empresa nacional do segmento de Serviços, incumbiu-nos de identificar um COORDENADOR DE VENDAS, cuja missão principal será a de coordenar as vendas da Unidade de Negócios sob sua jurisdição, superando as metas estabelecidas, alinhando os processos com excelência e trazendo resultados impactantes à empresa.

Deverá ter formação superior em Administração, Economia, Marketing, Comunicação Social e/ou Gestão de Negócios e experiência no segmento de Serviços, Telecomunicações, Bancos e/ou Saúde com foco em vendas corporativas e varejo, ter Carteira de Habilitação, veículo próprio e residir em Aracajú/SE.

É desejável conhecimento do Pacote Office, especialmente Excel, funções da HP12C, Leis Comerciais e Regulamentos da ANS, noções de custos, controles financeiros e Relações Trabalhistas.

Suas atribuições serão contratar, desenvolver e gerenciar equipes, administrar processos de implantação de filiais, visitar clientes e parceiros, analisar relatórios financeiros e representar a empresa em entidades correlacionadas.

Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar o currículo indicando o CÓDIGO, para o e-mail: contratacao@organiza-ba.com.br 


Obs.: foto ilustrativa da belíssima Aracaju!

GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO


Gerente Administrativo-Financeiro - (Cód. GAF 13)

Empresa do segmento de comércio varejista, com filial na em Salvador e forte visibilidade no mercado nacional, busca profissional para ocupar a posição de Gerente Administrativo-Financeiro.

Deverá ter nível superior completo e relevante experiência na área administrativa, financeira e contábil, além de vivência em implantação de políticas de crédito, preferencialmente em empresas do ramo varejista. Possuir conhecimentos em Sistemas Integrados de Gestão (SAP), Balanced Scorecard (BSC), Contabilidade, Finanças e Crédito, é imprescindível. Reportando-se diretamente ao Diretor, será responsável por estruturar as informações financeiras, gerando confiabilidade, cumprindo os prazos previamente definidos.

Terá como missão assegurar a eficiência e eficácia do Sistema de Informações Financeiras, gerindo a contabilidade e elaborando relatórios gerenciais, garantindo o alcance das metas.
Capacidade de administra de conflitos, dinamismo, habilidade de negociação e persuasão são características que complementam este perfil.

Esta posição é para Salvador – Bahia.


Os profissionais que apresentarem perfil para a posição mencionada deverão enviar seu currículo, indicando o CÓDIGO, para o e-mail: executivo@organiza-ba.com.br

obs.: a foto é meramente ilustrativa

sexta-feira, 12 de julho de 2013

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA MÍDIA ESSA SEMANA (08 a 12 julho)


Passada a Copa das Confederações e a nossa "revolução" andante vamos em frente na nossa busca por melhorias e acima de tudo aperfeiçoamento pessoal e empresarial. Divido com vocês a minha participação na mídia esta semana e temos para a sua análise e reflexão.

JORNAL TRIBUNA DA BAHIA E SITE GENTE & MERCADO

Tema: DELEGAR NÃO É DELARGAR! E O FUTEBOL...?
http://www.genteemercado.com.br/delegar-nao-e-delargar/

Meus artigos são publicados quinzenalmente às sextas feiras no site Gente & Mercado e no Jornal Tribuna da Bahia

BANDNEWS

Tema: COMO ELIMINAR O SEU CHEFE
http://www.paulolopesdpe.com.br/midia/podcasts/159/bandnews-fm---como-eliminar-seu-chefe/

A minha coluna, Mercado e Oportunidade, é ao vivo todas as quartas-feiras, entre 9:30 e 10:00 na Bandnews Bahia e Sergipe.

TV BANDEIRANTES

Tema: MULHERES CEO

Confiram a minha participação
http://www.youtube.com/watch?v=2w5pAl8h8OI&list=UU6zrTRgRcWZ3ED733Sg1z1Q

Esses e outros temas vejam no nosso site 
www.paulolopesdpe.com.br.

E confiram sempre no blog nossas participações, opiniões e oportunidades de trabalho.

Grande abraço e um bom final de semana!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CHÁ DAS CINCO, COM OS PATOS !

CHÁ DAS CINCO, COM OS PATOS

Mais uma vez eu digo: só mudaremos o Brasil quando a reunião de Condomínio ocorrer na primeira chamada e com um efetivo de 100% dos moradores quando houver disputa para quem será o síndico. Sabe porque? Porque como posso esperar que alguém se importe com a rua, bairro, cidade, estado e país se nem com o seu próprio patrimônio se preocupa?

Outra coisa eu digo, uma sociedade só muda através de dois cenários: guerra e/ou catástrofe. Tivemos a chance na época dos Caras Pintadas e do Impeachment de Collor, mas foi um movimento orgásmico, não teve a continuidade devida. Mais uma vez vemos essa movimentação através da mobilização que vem ganhando força e participação popular nas últimas semanas. Torço para que no fim consiga mudar alguma coisa. Até mesmo para mudar, alguém tem que ser o chato da estória. Alguém tem que botar a “cara a tapa” na linha de frente. Alguém tem que assumir a liderança, mesmo que momentânea, mesmo que alternada, mas tem que ter alguém que dite o ritmo, mesmo que seja um ritmo sem tanta harmonia. Quem serão os nossos heróis deste movimento?

Estou acompanhando o movimento do Passe Livre, da Tarifa Zero, dos Sem Partidos, dos Sem Tetos, dos “alguma revindicação”, mas sentindo a falta do movimento empresarial. Quero paletó e gravata pode até mesmo ser blazer, andando pelas ruas também! O apoio falado é uma coisa, pois não venha me dizer que você está adorando e se emocionando em ver isso, mas quem tá tomando “porrada” e baforada de pimenta não é você, pois, a pimenta ainda não passa pela tela de LCD da sua TV em 3D.

O empresariado baiano tem que tomar uma atitude. E se vai sobrar “spray de pimenta” para alguém faz parte de quem está a fim e acredita em mudanças. Empresas locais estão sendo vendidas, estão sem competitividade, estão com dificuldades na sua expansão, salário baixos, pouca ou nenhuma atratividade de grandes projetos, alunos com uma formação fraca. Brilhantes e medianos profissionais estão saindo daqui e indo para outras regiões. Pois, não venha me dizer que inaugurar Centro de Distribuição é orgulho. Mobilidade, infra estrutura, logística, educação, segurança e um bocado de palavras e expressões repetidas que poderia mencionar e que já são palavras comuns tem que acontecer. Até porque quando uma empresa sai daqui a arrecadação dos impostos também a acompanha.

Não vejo as nossas entidades representativas pressionarem de forma dura, real e até mais agressiva as nossas autoridades e o poder público. Associações, Sindicatos, Federações, Conselhos de Classe, enfim qualquer entidade que represente o interesse comum de um grupo, para a melhoria da nossa cidade e consequentemente o nosso Estado. A maioria não se opõe nem enfrenta, pois sempre vai ficar com receio de perder os seus projetos ou a sua representatividade comercial/institucional. E assim ficamos na nossa mesmice e acima de tudo satisfeitos com a nossa mediocridade, admirando o vizinho, mesmo sabendo que a grama é artificial. Tudo muda, menos aqui? Quem afinal não quer as mudanças, é o governo ou o empresariado ?

Como posso na atividade de headhunter, motivar executivos a mudarem de empresas e apresentar projetos motivadores se no final das contas o acionista não quer essa mudança? Como sair de um local estável e dominado se não tem um grande desafio ou uma remuneração atrativa na proposta? Eventos, fóruns, congressos acontecem. Cartas, comunicados e outros documentos são gerados e entregues somente para constar. Ação e atitude que mudem, cadê? Estou no aguardo ainda. E aqui abro uma reflexão - se você ainda se arrepia e emociona quando ouve e canta o Hino Nacional você ainda tem coração de guerreiro e quer alguma mudança. Não quero hino cantado somente em estádio e nem por jogador! Quero o hino cantado e emocionado por empresários e líderes.

E hoje em algum evento de alguma entidade olhe para o lado e veja quais são os tons das conversas. Afinal estamos “conspirando” para algo melhor ou estamos somente tomando nosso chá das cinco conversando amenidades como patos? Lembrando a analogia: pato não voa bem, não corre bem, nem nada bem. Então ele faz o que? E se lembre, não use açúcar no chá, pois pode cortar o efeito do mesmo.


Um grande abraço, sucesso e nunca desista dos seus sonhos.

Obs.: Meus artigos têm vinculação simultânea no site Gente & Mercado (www.genteemercado.com.br) e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras).