sexta-feira, 21 de março de 2014

AUTORIDADE E AUTONOMIA


Aqui vai uma dica valiosa que pode decretar o seu sucesso ou fracasso no ambiente corporativo: entenda,alinhe, compactue e acompanhe bem o seu nível de autoridade e autonomia.

Deixando um pouco de lado, mas sem esquecer da ansiedade,  e de tudo que vem atrelado a ela, ao iniciar em um novo desafio ou a ser promovido, horizontalmente ou verticalmente, é fundamental que entre você e seu Líder direto esteja explícito de forma bem clara e de preferência, formal qual é o seu nível de autoridade e autonomia. Autoridade e autonomia sobre pessoas e processos.

Buscando de forma objetiva a Wikipedia e outros dicionários veremos conceitos mais técnicos e específicos da definição dessas duas palavras e dos seus usos. Mas, se me permitem vou definir de forma bem simplória: autoridade é o que você pode e autonomia é até onde você pode ir, decidir, enfim assumir a responsabilidade.

E um dos grandes problemas e geradores de ruídos que vejo nas Organizações, sejam elas de qualquer porte é a falta de clareza e definição por parte de algumas de deixar isso bem claro. A maioria tem suas descrições de cargos, seus job description, mas vejo pouco ou quase nenhuma clareza no que se refere a autoridade e autonomia e consequentemente responsabilidade sobre quais processos e com relação à pessoas.

E isso não é somente responsabilidade da Organização, cabe também aos profissionais, não importa o nível hierárquico que eles estejam no momento, questionarem ou estarem bem alinhados ao iniciar ou se movimentar por essa estrutura de até onde é o seu limite. E reflita o seguinte: se a empresa não é 100% sua, existe um limite de autoridade e autonomia que você deve respeitar.

Por que podem ter certeza, somente quando acontecer alguma coisa grave é que irão procurar o responsável e ao final constataremos que o que faltou foi clareza e definição sobre autoridade e autonomia.

E aqui para ilustrar algumas fronteiras que devem ser estabelecidas na relação do ambiente de trabalho com foco em autoridade e autonomia: movimentação de pessoal, compras e aprovação de gastos/investimentos, representatividade institucional, decisões em processos e procedimentos, entre outros. E desde o mais simples até o mais complexo processo decisório. Já vi executivos explodirem em reuniões por causa da simples mudança da arrumação da recepção da empresa.

Enfim, a cada novo desafio, a cada nova promoção deixe e busque clarificar até onde vai a sua autoridade e autonomia, pois uma simples decisão pode abalar a sua trajetória profissional.


E no happy hour de hoje, aproveite para fazer nada. Sim, pare por um momento, diminua a sua velocidade e ansiedade e se permita deixar as horas passarem simplesmente vendo os outros, observando o ambiente sem pressa da bebida esquentar ou ter que chegar logo em casa.  E mesmo sem ter por ai Blitz barrando direção e bebida, continue você fazendo a sua parte. Um grande abraço e nunca desista dos seus sonhos!


* Marcio Lopes


Obs.: Marcio Lopes, sócio e diretor da Organiza - Consultoria de Gestão Empresarial (http://www.organiza-ba.com.br ), e da Paulo Lopes Desenvolvimento Pessoal e Empresarial (http://www.paulolopesdpe.com.br). Headhunter, Consultor, Coach Profissional e Palestrante. Este artigo teve divulgação no site Gente e Mercado & Comercial (http://www.genteemercado.com.br/categoria/colunistas/marcio-lopes/) e no Jornal Tribuna da Bahia, quinzenalmente às sextas-feiras.



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