sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A QUEM VOCÊ DARÁ UM EMPREGO NESTE FINAL DE SEMANA?

A QUEM VOCÊ DARÁ UM EMPREGO NESTE FINAL DE SEMANA?

Neste final de semana ocorrerá um dos eventos cíclicos mais importantes que todo cidadão brasileiro acima dos 16 anos deve participar: a chance de ajudar a dar um emprego a alguém que necessita!

Sim, dar um emprego, ou você pensava que era eleger um “político”? E olhe que não é um emprego qualquer. Em um emprego qualquer você é cobrado por resultados e principalmente por algumas coisas básicas. E reforçando o básico que deve ser seguido:

Frequência: todo empregado tem que assinar seu ponto e/ou estar presente no ambiente de trabalho. Dependendo da sua posição hierárquica você terá no máximo 30 dias de férias. Subordinação: você responde e dá satisfação a alguém, seja ao dono, líder imediato ou grupo de acionistas. Remuneração: é acordado com você o valor do seu salário e dos seus benefícios e a depender da empresa a sua participação nos resultados.

A simples falta do cumprimento dessas condições básicas já é motivo suficiente para uma demissão. Se o empregador vai correr o risco de um processo trabalhista lá na frente ai já é outra conversa. Seja direito e justo que nada acontecerá, eu prometo!

E o que é esperado por todo profissional contratado por qualquer empresa? No mínimo:

Resultado: você foi contratado para agregar valor aquela empresa. Seja aumentando, diminuindo ou mantendo indicadores previamente estabelecidos. Performance: é exigido que você seja melhor do que o antecessor. Até mesmo porque você ao entrar no lugar dele é esperado um desempenho no mínimo melhor que o dele. Engajamento e comprometimento: você compactua com a filosofia da empresa e ela é facilmente aderente à sua, por isso sua dedicação e esforço é acima da média. Estabilidade: você não quer um profissional com passagens rápidas e curtas por organizações passadas, onde mal você acaba de treiná-lo ele o abandona pelo concorrente.

Vejo meus clientes ao me contratar para identificar executivos para as suas organizações se tornarem competitivas ou serem salvas, traçarem perfis de verdadeiros super-homens, uns “Franksteins” de tanta competência, habilidade e atitude misturada. Querem a perfeição. E esse profissional seria o sonho de consumo de qualquer sogra ou acionista. Sim, este homem vai salvar a minha empresa ou posso entregar meu bem mais precioso, minha filha, para este cavaleiro, que ao final todos seremos felizes para sempre.

Ou você simplesmente pediria uma indicação ou decidiria na hora, na fila do mercado por uma pessoa que você acabou de conhecer para salvar sua empresa ou casar com sua filha ou o amigo do primo do seu vizinho falou que você pode assinar um cheque em branco que ele é de confiança? Assina cara pálida.......e ............reza.

A escolha de qualquer coisa, seja de uma simples fruta para alimentar seu filho, passando por um funcionário que poderá alavancar ou quebrar a sua empresa e até mesmo a escolha de um político é muito séria.  É muito importante e delicada. Pois, o seu futuro, o da sua empresa e da sua família vai depender dele. Sim, ele vai ter um impacto direto. Acha que não?  É por isso que ainda estamos nesse patamar de desenvolvimento. Estamos apenas sobrevivendo. Não concorda?  Seja mais crítico e faça uma análise mais profunda.

E hoje no happy hour, discuta sim até ser convencido de que vale a pena eleger alguém e não dar um emprego onde as mínimas obrigações não são feitas. Não tenha pena de negar um emprego para alguém que não seja capacitado ou que você não tenha a certeza e segurança que ele trará resultados. Pois, o emprego de político tem no mínimo uma contratação de 4 anos sem ele prestar nenhuma conta ao seu empregador. Afinal o único responsável pelo sucesso ou fracasso que está sob sua responsabilidade é você mesmo! Grande abraço e nunca desista dos seus sonhos.


Meus artigos são publicados no site Gente & Mercado ( http://www.genteemercado.com.br/) e no Jornal Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.